Um amor para Recordar - Nicholas Sparks


Um Amor Para Recordar
O livro Um amor para recordar, do autor Nicholas Sparks, é narrado por Landon Carter, um homem de 57 anos, que conta para o leitor a época mais marcante de sua vida, quando ele tinha 17 anos de idade. Ao fim da sua breve introdução, Landon diz ao leitor: "No início você vai sorrir, depois vai chorar - não diga que não avisei". Tenho que admitir que não chorei, apesar de por várias vezes sentir meus olhos se encherem de lágrimas, o que é de suma importância, pelo fato de eu nunca ter chorado em nenhum livro. Não me leve a mal, nem pense que eu sou uma pessoa sem coração, adoro romances, me emociono com os mesmos, mas não consigo chorar, pelo menos nunca chorei com livros. 


Duas pessoas. Landon, um típico garoto de classe média alta, cercado de amigos e que ama a sua liberdade. Jamie, filha do pastor da cidade, é uma pessoa calma e de um coração gigante. Características que de alguma forma fazem com que ambos se unam.


Landon e Jamie se conhecem desde pequenos, mas por causa de suas diferenças nunca foram amigos íntimos, enquanto Landon passava seu tempo livre no cemitério com seus amigos comendo amendoís cozidos , ela aproveitava para prestar ajuda as pessoas que necessitam das mesmas.  


Por causa dessas características na década de 50, época em que a história acontece, Landon é considerado pela maioria das pessoas mais velhas um garoto rebelde. Já Jamie é considerada por os mesmos, um exemplo de bondade, mas já para seus colegas de classe, uma pessoa estranha.


Ambos com 17 anos de idade, estavam no último ano do ensino médio. Como todo o terceiro ano, é a época de escolhas, de acontecimentos importantes, é o último ano para mostrar o que você tem de melhor. Um dos acontecimentos importantes da época, era o baile e por algum motivo o destino faz com que ninguém mais que Jamie seja o seu par no mesmo. 

"- Bem... Você gostaria de ir ao baile comigo?
- Eu adoraria ir com você  – ela disse, finalmente  – mas com uma condição.
Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.
- Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim."

Ele prometeu, alias na sua opinião, quem se apaixonaria por ela? Porém, não é isso que acontece, após o baile Landon começa a perceber que Jamie não é tão estranha quanto pensava e começa a sentir algo que nunca sentiu antes por ninguém. Num primeiro momento, ele não admite que gosta dela, isso por vergonha, mas mais tarde, percebemos que ele já não consegue disfarçar. Apesar de ter pedido para ele prometer que não iria se apaixonar por ela, Jamie também não consegue resistir e após algum tempinho convivendo juntos, eles começam a namorar. Tudo acontece no momento certo, lembro que quando lia as conversas entre os dois e ficava imaginando, tudo parecia tão real, talvez pelo fato de eu já ter visto o filme, o qual eu chorei muito. 

O fato é que Jamie esconde um segredo. Posso dizer que se não tivesse visto o filme, talvez fosse me surpreender mais com o segredo, apesar que mesmo sabendo sobre o mesmo acabei me surpreendendo mais do que imaginava. Após o segredo revelado, a vida dos dois muda completamente e é a partir deste momento que a história começa a ficar realmente triste. Por motivos óbvios eu não vou contar a vocês o segredo, é claro que quem viu o filme (maioria) já sabe o que vai acontecer, porém não vou estragar tudo aos que não tiveram a oportunidade de ver ou ler.

Posso dizer, com toda a certeza do mundo que Nicholas Sparks é meu autor favorito, mesmo após ter lido o primeiro livro escrito por ele sabia disso. Quantas vezes vi pessoas falando sobre ele com extrema admiração, relatando o quanto se emocionaram com a história ou o quanto choraram ao ver as adaptações para o cinema. Apesar de ser um autor que adora terminar histórias com finais tristes, ele de alguma forma faz com que nos lembremos do livro com um sorriso no rosto. Eu adoro seus romances, adoro a forma com que escreve e é por isso que considero ele um ídolo para mim. Como os outros livros, Um amor para Recordar, é um livro que a tempos venho querendo ler, porém não foi possível porque quando foi lançado não era muito conhecido e por este motivo não conseguia acha-lo de jeito nenhum para comprar, mas após a nova edição que levou o nome do filme (antes o nome do livro era um momento inesquecível) eu tive a oportunidade de lê-lo.

Tenho que dizer que alguns acontecimentos importantes que vi no filme, não estavam no livro e por isso fiquei um pouquinho decepcionada. Gostaria que a história tivesse um maior número de páginas, não sei se sou eu apenas que percebi isso, mas ao que parece o autor relatou os fatos muito rapidamente e eu esperava - pelo menos para este livro - muitos detalhes. Não que estes são pontos negativos que vão prejudicar a história, muito pelo contrário, gostaria de mais, porque realmente adoro ler o que Nicholas escreve. Eu amei a história e por muitas vezes gostei mais do livro do que do filme, mas neste caso, tenho que admitir que dou preferência ao filme. Pelo fato de o mesmo ter mais cenas românticas e por ter me feito chorar. Mas recomendo ambos! 

9 comentários on "Um amor para Recordar - Nicholas Sparks"

dferreira on 27 de setembro de 2011 às 06:16 disse...

Disse tudo!

Aline Gasparini on 28 de setembro de 2011 às 07:55 disse...

Ah, cada vez que leio alguma resenha sobre os livros do Nicholas me sinto uma alienígena 'Haha, será que sou a única pessoa no mundo que não gostou do livro dele? =/ Até o momento só li Diários de uma paixão e confesso que não atingiu as minhas expectativas, porém adorei a sua resenha, sem dúvida quando minha fila de leitura diminuir irei ler esse livro.

Beijos&beijos
Book is life

Caah Oliveira on 28 de setembro de 2011 às 15:13 disse...

Oi, nossa muito legal sua resenha, mas concordo com que a Aline disse acima, eu li Diário de uma Paixão e confesso que não me cativou muito, apesar de me emocionar pelo romance. Beijos ;*

Unknown on 28 de setembro de 2011 às 15:35 disse...

Eu adoro o filme, apesar de ser triste, e tenho vontade de ler o livro. Também gosto muito do Nicholas Sparks, só não gosto do vício dele de matar todo mundo de câncer. Oo sério! Sempre alguém morre e sempre de câncer.
Mas estou com vontade de ler o livro, ainda mais depois da sua resenha. :)

Beijoos

Cynthia H. on 29 de setembro de 2011 às 14:46 disse...

Eu já li este livro! Ele é extremamente ótimo, acho que o melhor do Nicholas *--*



beijos
Cynthia
http://garotaqueamaler.blogspot.com/

Natália Bianchin on 29 de setembro de 2011 às 15:13 disse...

Parabéns pela resenha! Me chame de antiquada, mas nunca vi o filme nem li o livro! Mas confesso que ainda bem, porque estou prestes a ler o livro e ainda bem que eu não sei o tal segredo, porque sinto que vou me surpreender!

Beijos,
Nati.

http://meninadelivro.blogspot.com/

Anônimo disse...

NÃO LI O LIVRO MAIS O FILME É ÓTIMO COM ESSA RESENHA DEU VONTADE DE LER O LIVRO E RELEMBRAR ESSE ROMANCE Q CONCERTZ É PRA RECORDAR!!:`)

rosilene pereira on 23 de outubro de 2015 às 03:38 disse...

chorei com esse filme parabens esse filme e otimo e n me arrependo de ter comprado esse filme e se eu pudesse sairia monstrando esse grande suseso parabens

rosilene pereira on 23 de outubro de 2015 às 03:40 disse...

vi o filme e otimo e recomendei para meus amigos parabens e otimo o filme e o livro parabens amei o filme

Postar um comentário

 

Jovem Leitora Copyright 2010 ~ Designed by Rinda's Template ~ Inspired by Ipiet Template ~ Author by Your Name's Here :)