O Começo do Adeus - Anne Tyler



O Começo do AdeusA vida de Aaron nunca fora tão fácil, com ainda poucos anos de vida uma doença fez com que ele desenvolvesse uma deficiência no braço e perna direita e ainda uma dificuldade na fala. Mais tarde, seu pai falece e ele tem que continuar tocando a empresa da família, uma editora para autores independentes, conhecida por seus inúmeros livros publicados para "iniciantes" (exemplo: casamento para iniciantes)

O personagem principal sempre fora muito mimado por seus familiares e conhecidos, isso por conta da deficiência física, mas detestava depender dos outros, por conta disso creio eu que ele se apaixonou por Dorothy.

Dorothy por sinal, era a mulher perfeita para ele. Não ficava em cima dele, nem o mimava como a maioria das pessoas. Assim depois de alguns meses de namoro, eles se casaram. 


Mas infelizmente o destino foi mais uma vez cruel com Aaron, quando ele voltou para casa com um resfriado, ele não esperava que algo terrível pudesse acontecer. No dia, sua esposa Dorothy chegara mais cedo do hospital onde trabalhava como médica e eles logo tiveram uma discussão, mais uma vez por motivos bobos. E é quando ele vai para o quarto e ela vai para outro lado da casa que acontece a tragédia. Uma árvore, que a anos está no terreno aonde moram, cai sobre a casa e tira a vida de sua esposa. 

Como reagir a uma perda de um ente querido? Muitas pessoas tem uma forma de agir em situações como estas e Aaron teve a sua. O começo foi difícil, como para qualquer outra pessoa. Aaron já estava se acostumando com a ausência da esposa, mas após um ano da perda, ele começa a receber visitas de Dorothy, aparições que até ele mesmo se pergunta ao final do livro se eram frutos da sua imaginação ou realmente ela esteve lá. 

"Talvez a razão pela qual eu não tivesse perguntado a Dorothy por que ela tinha voltado quando voltou era porque isso faria com que ela se perguntasse a mesma coisa. Se ela tivesse simplismente voltado aos poucos, vagueando sem perceber, como se retorna a um endereço antigo por força do hábito, então, se eu trouxesse o assunto a tona, ela poderia dizer: "Ah! Mais que coisa! Eu deveria estar indo embora"."(pág. 11)

As aparições é o ponto que na minha opinião a autora poderia ter investido mais, alias a sinopse do livro nos faz entender que a história gira em torno disso, pelo menos eu esperava algo mais sobrenatural, mas não foi isso que aconteceu. Na verdade são muitas poucas as vezes que há um diálogo entre Aaron e Dorothy, na maioria Dorothy aparece e os dois ficam lado a lado, sem dizer nada um ao outro. Então, ainda não entendi aonde a autora quis chegar com essas aparições.

Quanto aos personagens sinceramente não consegui me apegar a nenhum. A leitura flui fácil, a narração é leve, apesar do assunto tratado, mas também não passa disso. A autora quis passar uma mensagem para os leitores e até conseguiu, mas o desenrolar da história foi o ponto que ela pecou. Na verdade a história não se desenrola, a cada novo capítulo a história continua no mesmo lugar, nada de extraordinário acontece. O final foi a parte que eu mais gostei, Aaron terminou como merecia. Na realidade é um livro morno, então se você não está com vontade de ler algo muito complicado, com um enredo elaborado, será uma ótima leitura para você. Mas não crie muitas expectativas. 

Veja o book trailer de O Começo do Adeus:

Autora: Anne Tyler
Titulo: O Começo do Adeus
ISBN: 9788581630397
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2012
Número de páginas: 208
Assuntos: ROMANCE

1 comentários on "O Começo do Adeus - Anne Tyler"

Just Books on 6 de outubro de 2012 às 17:02 disse...

Eu gostei desse livro, mas concordo com você que a autora poderia ter dado uma atenção maior as aparições da Dorothy, esperava algo um pouco diferente e o que encontrei foi apenas a narração sobre a vida de Aaron e seu dia-a-dia em geral.

Adorei a resenha!

Beijo;*
Naty.

Postar um comentário

 

Jovem Leitora Copyright 2010 ~ Designed by Rinda's Template ~ Inspired by Ipiet Template ~ Author by Your Name's Here :)