O Preço de uma Lição - Federico Devido e Gutti Mendonça


O livro O Preço de Uma lição, dos autores Federico Devito e Gutti Mendonça, é narrado pelo personagem principal e o mesmo não possui nome. Apesar de ter achado estranho não foi algo que prejudicou a leitura.  

O protagonista é um garoto bonito, extrovertido, inteligente, educado, não tem vicio nenhum e possui todas as demais qualidades que uma garota procura em seu companheiro. Por este motivo, ele é rodeado de admiradoras. Porém, como qualquer ser humano normal, ele possui defeitos e um deles é ter conhecimento de suas qualidades. Por saber que é um objeto de admiração, ele acaba - sem realmente querer - machucando o coração de diversas meninas. 

É óbvio que ele já teve vários casos e estes são apresentados ao leitor no começo do livro, mas namorar mesmo? Nunca. Isso até conhecer Juliana, uma garota muito bonita, inteligente e com qualidades que de alguma forma fizeram ele se encantar por ela, mesmo na primeira vez que a viu. Apesar dos obstáculos do relacionamento - como ela ter 15 anos enquanto ele na época tinha 20 e ele morar em São Paulo e ela em Mogi - eles conseguem ficar juntos. 

Ele que nunca havia feito nada por um relacionamento, naquele momento estava dando tudo de si para que a relação entre ele e Juliana fosse perfeita e conseguiu. Fiquei admirada, pois mesmo com tudo contra eles, eles conseguiram ter forças para ficarem juntos. Tenho que admitir que o romance entre os dois no começo achei um pouco forçado, mas após alguns capítulos minha opinião mudou totalmente. Eu realmente estava gostando do casal. Eles conseguiram provar a todos que um dia não acreditaram que aquele relacionamento tinha futuro que poderiam ficar sim juntos e ele sabia que iria ficar com aquela garota para sempre, mesmo que o para sempre não existisse.

Mas nós sabemos, que para cada lição existe um preço, às vezes baixo demais que nem percebemos, mas na maioria das vezes alto, a ponto de nos arrependermos pelo resto da vida. O relacionamento de ambos é contado ao leitor na maioria das páginas do livro. Os primeiros beijos, o primeiro eu te amo dito, o romance, as dificuldades, saudades. Muitas pessoas podem não gostar das narrações detalhadas, dos dias, meses e anos lembrados pelo protagonista, como se fossem coisas fáceis de serem lembradas. O livro até parece um diário para quem ainda está lendo, mas no final o leitor entende o porque foi preciso detalhar tanto os acontecimentos da vida do personagem principal e irá ficar admirado por isso. 

"Qual o preço de uma lição? às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei com o que tinha de mais valioso." 

Não é apenas o romance que nos faz pensar em diversas acontecimentos do dia-a-dia, mas também o laço de amizade existente entre ele e mais três pessoas. No primeiro capítulo do livro, o leitor fica a par de como esses quatro amigos se conheceram quando eram ainda crianças e como descobriram que cada um fazia aniversário no dia 21, apenas em meses diferentes e se tornaram o Quarteto 21.  

Tenho que admitir que no começo fiquei um pouco confusa, pois os personagens do Quarteto 21 não eram apresentados a nós com seus nomes, mas sim com suas características e isso fez com que eu tivesse que ler diversas vezes um mesmo capitulo até entender quem era quem. Além disso, a história não estava tão empolgante no começo, mas logo após alguns capítulos eu comecei a gostar realmente da história contada pelos autores nacionais. O fim do livro ficou com uma pergunta em aberto para mim. Será que vai haver continuação? Ou outra pergunta melhor ainda. Será que essa história é um fato e acabou sem sabermos o resultado por que ainda não aconteceu na vida real? 

Como tantas outras pessoas fico em duvida se essa história não é a história de vida de Gutti - um dos autores do livro. Tirei essa conclusão pelo fato do mesmo ser de São Paulo e morar em Curitiba e  trabalhar em uma empresa de web, as mesmas características do personagem principal. Além disso, temos que lembrar que o nome do protagonista não foi citado uma vez no livro. Esquisito né? Sendo essa história real ou fictícia, tendo continuação ou não, eu só espero que todo o sacrifício que ele fez a ela tenha valido a pena e espero que tenham um final feliz. Recomendo.

Veja o book trailer do livro O Preço de uma Lição:


Autores: Federico Devito; 
Gutti Mendonça
Titulo: O preço de uma lição
ISBN: 9788563219664
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM 
Ano: 2011
Número de páginas: 368
Assuntos: ROMANCE

7 comentários on "O Preço de uma Lição - Federico Devido e Gutti Mendonça"

Evelyn Kátia on 16 de dezembro de 2011 às 07:06 disse...

amei, parece que é como eu gosto ,que tudo esta nos detalhes, amei a resenha...

Gabi Pinheiro on 16 de dezembro de 2011 às 14:23 disse...

AAAAH Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro. Eu fui no evento de lançamento aqui em São Paulo e confesso ter ficado meio assim para ler o livro, por ser um colirio e tal, e pelo jeito que eles falavam, mas depois vi as resenhas do livro, e me convenci de lê-lo. Obrigada pela sua resenha :)

Ceile on 17 de dezembro de 2011 às 16:13 disse...

Eu conheci os meninos e fiz entrevista com eles para o blog... A sensação é mesmo que é coisa do Gutti... Pelo jeito que ele falou no lançamento... Tipo, qndo li o livro, logo identifiquei o jeito dele ali...

Me apaixonei e me surpreendi, pq esperava que o livro fosse um desastre huahuahua

Eles falaram que trouxeram momentos "próprios" para o livro, então, as coisas lá são reais... (o que me deixa curiosa com o desfecho hahaha).

Um beijo!

Pamela Lima on 20 de dezembro de 2011 às 12:10 disse...

antes de ler já deu um nó na minha cabeça ^^
mas estou interessada em ler.

bjoOs Pam ^^

me segue ?
pam in blog . com

pat on 20 de dezembro de 2011 às 16:48 disse...

Muito legal, quero ler :D

Evelyn Kátia on 2 de janeiro de 2012 às 12:44 disse...

to loca aqui pra ver se ganho esse livro pra ler, rs bjo pam

Thainá Zanfolin on 5 de julho de 2012 às 17:42 disse...

Já vi várias pessoas falando desse livro mas até agora não tinha sentido vontade de ler. Agora, lendo sua resenha, até deu uma vontadezinha, mas nada muito grande. Não sei, não gosto desses livros que se baseiam num romance e tal. Ou eu só não to nessa fase agora. Um dia talvez eu vá querer ler. haha.

Beijos,
Thainá =)
http://tubaiina.blogspot.com

Postar um comentário

 

Jovem Leitora Copyright 2010 ~ Designed by Rinda's Template ~ Inspired by Ipiet Template ~ Author by Your Name's Here :)